30 de jan. de 2011

Urgência

Eu frequento esse mundo há pouco mais de 50 anos. Devo ter frequentado outros, mas vamos nos ater a esse. Se o ponto de partida desse olhar for o vivido, esbarro em tantas imagens, e vejo os risos que ecoam pelos cantos da casa. Existem alguns sentimentos que nos arrebatam de tal forma, que falta o ar, falta o chão, falta quase tudo. Instala-se uma urgência, no mais amplo significado da palavra. Ah, palavra, verbo, expressão, fica tudo tão vago, tão confuso, sem significado. Mas esse turbilhão de emoções impulsiona, me faz querer ter ou transmutar, me tira da inércia, me obriga a seguir em frente, apenas pelo desejo do regozijo. Fecho os olhos e me pergunto: o que pode ser mais urgente que a saudade?

Saudade: sentimento mais ou menos melancólico de ausência, ligado pela memória a situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou a ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como um bem desejável"।


A definição técnica do dicionário está longe de traduzir essa pressão no peito que te faz desejar, que te lança ao objeto dessa urgência। Muitas vezes, o desejado já vive em outra esfera, não está mais entre nós. E para abrandar essa saudade, o recolhimento, a oração, e o prazer das lembranças. E é aí que somos imortais. E o que foi bom, será doce sempre.

E quando essa mesma urgência reside no outro lado da rua, mas o que separa é muito mais do que a partida? E quando o recordar não é viver, mas sofrer? Aí, registre, respire, se olhe no espelho e perceba o quanto você também sente saudade de você mesmo, da sua leveza, do seu sorriso, da sua alegria. E a urgência ganha outra cara, e a saudade tons mais pastéis. E você levanta, e sai às ruas com você, a sua melhor companhia, e descobre que o outro é apenas reflexo do seu olhar, do que criou para si mesmo. E você segue em paz.

Para quem não sabe,

30 de janeiro é o Dia da Saudade.